domingo, 18 de agosto de 2024

Chegada da família real no Brasil

 

As relações entre Brasil e Europa no século XIX Chegada da família real no Brasil 

Diversos fatores contribuíram para que o Brasil se tornasse um país independente de Portugal. Entre esses fatores, destacam-se as relações estabelecidas entre Portugal e Inglaterra. 

Desde o século XIV, Portugal e Inglaterra já haviam assinado tratados que beneficiavam o comércio entre esses dois Estados .

No começo do século XVIII, por exemplo, foi assinado um acordo que assegurava a venda de vinho e azeite portugueses na Inglaterra e determinava que Portugal deveria comprar exclusivamente os tecidos produzidos pelos ingleses. Além disso, a Inglaterra era um importante comprador de  produtos da Colônia portuguesa na América, como o açúcar, o fumo e o algodão  Portugal, por sua vez, comprava os produtos ingleses manufaturados para vendê-los no Brasil. 

Portugal e o Bloqueio Continental 

Em 1806, Napoleão Bonaparte, imperador da França, determinou o bloqueio continental   por meio do qual proibiu os Estados europeus de comercializarem com a Inglaterra. 

Quem desrespeitasse o bloqueio seria considerado inimigo da França .Naquela época, Portugal mantinha amplas relações comerciais com a Inglaterra e  por isso, não podia aceitar a condição imposta pelo imperador francês sem que sua  economia fosse prejudicada. 

As autoridades portuguesas tiveram de optar entre ceder às exigências do imperador francês ou enfrentar o exército napoleônico.

A transferência da Corte portuguesa 

Após uma série de encontros confidenciais com líderes ingleses, a solução encontrada

Assim, em 1808, milhares de pessoas desembarcaram   no Rio de Janeiro, entre elas o  príncipe regente D. João, a família real e a  Corte portuguesa. Desde então, essa cidade  tornou-se a sede do governo de Portugal. 

Antes de chegar ao Rio de Janeiro, D. João passou por Salvador nessa cidade, assinou um decreto que permitia a abertura dos portos brasileiros às nações europeias aliadas a Portugal. 

A partir desse momento, os portos brasileiros podiam receber as mercadorias vindas da Europa sem o intermédio de Portugal . Esse decreto significou o fim do exclusivo comercial no Brasil.  

Tratados assinados entre Portugal e Inglaterra    

Em 1810, sob pressão militar e diplomática da Inglaterra, D. João assinou dois importantes ratados que regulamentavam as relações comerciais estabelecidas entre Brasil, Portugal, Inglaterra e os demais Estados europeus. Com esses tratados, a Inglaterra obteve muitas vantagens sobre o comércio no Brasil. 

De acordo com o Tratado de Navegação e Comércio, os comerciantes ingleses que quisessem vender seus produtos no Brasil deveriam pagar um imposto de 15% sobre o valor da mercadoria. Já a tributação dos produtos vendidos por portugueses seria de 16%, e a dos demais Estados europeus seria de 24%.

Com o Tratado de Amizade e Aliança, D. João se comprometia a reduzir e posteriormente abolir o tráfico de escravizados africanos para o Brasil. Além disso, o tratado permitia aos ingleses a liberdade religiosa e proibia a instalação dos tribunais da Inquisição no Brasil.  Foi concedido aos ingleses o direito de extrair madeira das matas brasileiras para a construção de seus navios.  

O processo de independência 

1808 a 1815  O Brasil como sede do governo de Portugal  Nesse período, as instituições políticas, administrativas e jurídicas de Portugal são  transferidas para o Rio de Janeiro, que se  torna a nova sede da Coroa portuguesa. 

Nessa época, também são criadas várias instituições no Rio de Janeiro, como o Banco do Brasil e a Biblioteca Real.

1815 a 1822  O Brasil como Reino Unido de Portugal. Com a sua elevação à condição de Reino Unido, na prática, o Brasil deixa de ser  uma Colônia de Portugal. As capitanias  brasileiras passam a ser chamadas províncias e, além disso, em 1821, o

Uruguai é anexado ao Brasil com o   nome de província Cisplatina.

O Brasil deixa de ser Colônia    

Brasil, em 1808, provocou uma série de transformações na América portuguesa e sinalizou o fim do período colonial. 

Essa situação se fez acompanhar de uma crescente consciência do papel que o Brasil ocupava no conjunto dos domínios lusitanos.

Portugal, por outro lado, [...] viu-se reduzido a uma posição” marginal” . No Brasil, a importância adquirida pelo Rio de Janeiro como sede da Monarquia despertou as esperanças de que se estava fundando um novo império, mas com o passar dos anos e a manutenção dos procedimentos   tradicionais  identificados com a Corte em Lisboa.

O Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves

Com a vinda da família real para o Brasil, a cidade do Rio de Janeiro ganhou ainda mais importância no cenário político e econômico nacional. A elite agrária pernambucana descontente com a falta de representatividade no governo central, promoveu  um movimento revolucionário que passou a difundir ideias republicanas.

Durante a revolta, conhecida como Revolução Pernambucana, os revolucionários tomaram o poder e implantaram uma República na província. O regime republicano durou apenas dois meses, pois o governo português enviou tropas que sufocaram a

revolta e prenderam seus líderes, entre eles Frei Caneca. Por sua participação na organização da Revolução Pernambucana, Frei Caneca foi preso em 1817, cumprindo pena até o ano de 1821. 

Transformações no Rio de Janeiro Dom João Vi implementou

Fundou Banco do Brasil , instituiu a imprensa regia o primeira jornal impresso do  país , criou a biblioteca nacional  trouxe o acervo de Portugal  construiu o jardim botânico.  

Reino, surgiram muitas oportunidades de trabalho, o que atraiu pessoas de várias regiões do Brasil e também Portugal vários escravos de outras capitanias vieram  para Rio de Janeiro  .

Mudanças nos hábitos A moda europeia, por exemplo, passou a ser seguida pelas mulheres da elite brasileira inicialmente, elas se baseavam nos costumes ingleses, mas com o passar do tempo os modos franceses de se vestir e se portar foram prevalecendo no do tempo os modos franceses de se vestir e se portar foram prevalecendo no

O vestuário europeu, no entanto, feito com tecidos pesados em função do clima da Europa, era utilizado somente nas ruas. Neste  contexto da chegada  da  família  real Portuguesa o Rio de Janeiro passa ser  a capital  do país  .

A Revolução do Porto   Em agosto de 1820, aconteceu em Portugal a chamada Revolução do Porto liderada principalmente por militares e comerciantes, Portugal, naquela época, atravessava um momento de crise política e econômica. A turbulência   era causa pela  falta de   autoridade portuguesa  no próprio  reino .

O regresso de D. João VI Desde o fim das guerras napoleônicas em 1815, as autoridades portuguesas tentavam  reconduzir D. João VI a Portugal.  

Os deputados portugueses estavam pressionando D. João VI para que ele voltasse 

e assinasse a nova Constituição, e  ameaçavam depor o rei caso ele  não  voltasse a

Portugal   

Sob pressão, em abril de 1821, D. João VI  e a sua comitiva retornaram a Lisboa D. Pedro, que era o filho mais velho do rei, assumiu o governo do Brasil como  príncipe regente.   

Referência  

Mesgravis  Laima   História  do  Brasil colônia  Editora  contexto  São Paulo 2015      

Gomes laurentino 1808  Editora planeta   2º  edição  São Paulo 2011



                                               fonte  internet
                                            
                                                  fonte internet  

quarta-feira, 8 de maio de 2024

Depressão econômica de 1929

 

Consequências  da depressão  de 1929  A primeira  guerra mundial  foi  estopim  para a depressão de 1929  disputa  econômica  entre países  por causa  do poder  para ver quem poderia dominar o mundo  cominou na  depressão O período da  primeira  guerra foi de ( 1914ª 1918 )  após a  primeira guerra mundial vários países  da Europa  ficaram  situação  financeira  delicada .

Crescimento Estadunidense   pós  a primeira guerra os países  europeus  não tinham  como produzir  suas  mercadorias  e passaram  a comprar os  produtos  dos Estados Unidos .

 Vida  na  terras  do tio sã   está  indo  bem apareceram  Jazz , Boxe Cinema   encantavam a  vida  de  todas as pessoas principalmente por causa do divertimento   levava  ao Publico .  

RUMO À CRISE   A grande produtividade industrial dos Estados Unidos  tornava o mundo cada vez mais dependente de sua  economia.    manutenção do mercado para seus produtos, os Estados   Unidos passaram a difundir o american way of life,  propaganda  ( modo de vida americano )que incentivava o mundo a seguir o modo de  vida americano, ou seja, a ser uma sociedade consumista. 

O principal veículo de divulgação dessa propaganda era o  cinema, atingindo milhões de espectadores, que passavam a   compartilhar o “sonho americano”. Para garantir mercado os   produtos estadunidenses e eliminar qualquer possibilidade   de avanço socialista, era necessário, porém, investir na  Economia europeia, arrasada pela Primeira Guerra.

Apesar do mercado europeu atender  aos interesses imediatos das  industriais estadunidenses, os investimentos na Europa   contribuíram para a recuperação da economia do continente   e, consequentemente, para a diminuição do consumo dos   produtos estadunidenses. Devemos nos lembrar, ainda   de que o desenvolvimento industrial ocorrido em regiões   periféricas, como a América Latina, também levou à redução  do mercado consumidor estadunidense   eles  vendiam somente pra Europa   compravam  poucas  mercadorias de outros  países  .  

Os reflexos da crise na economia global

Os reflexos da crise logo se fizeram sentir em quase todos os países capitalistas.

Principalmente na Europa e na América Latina, onde havia grande dependência dos empréstimos e investimentos os Estados Unidos. Com a crise, os credores estadunidenses passaram a cobrar O pagamento dos empréstimos, cortaram os investimentos externos e   cancelaram as   importações   Em diversos países ocorreu também uma drástica redução circulação de mercadorias.

Falência na econômica  

Os países europeus já começaram a entrar em colapso econômico sendo assim restringiram a suas importações no mercado essas restrições surgiram impacto na economia norte americana.  

Declínio econômico nas industrias americanas surgiu por causa da produção de excedentes. O que seria isso a grande quantidade de mercadorias que eram exportada a países europeus deixaram  de  comprar  isso  propiciou a  queda da balança comercial norte americana .

Surgindo déficit na economia do país as ações na bolsa de valores começaram a cair no dia 24 outubro houve grande queda mas o governo Estadunidense  conseguiu frear através das  as reservas do tesouro nacional do que país   evitou a falência   momentânea..

 O dia  29 de outubro  de 1929 ficou conhecido   a quinta  feira negra  a falência  da economia .

O aumento dos problemas sociais;   

A Grande Depressão afetou a população de vários países. Pessoas de todas as   camadas sociais sentiram os efeitos da crise econômica.   Os ricos investidores  perderam  tudo   suas fortunas e milhões de pessoas ficaram desempregadas  O desemprego em   massa da população aumentou o número de pessoas vivendo na miséria.

Na Inglaterra, por exemplo, muitas indústrias faliram, o desemprego afetou cerca  de 70% dos trabalhadores e a situação de pobreza da população se agravou.   As moedas de cada país se desvalorizaram  no mercado mundial  Dólar  Libra  esterlina  .

As  consequências   foram enormes na economia mundial   enormes baixas  o PIB brasileiro  o governo  tentou  manter o preço do os  cafeicultores queimaram  sacas  houve perdas  financeiras  chegou atingir  65% na economia  nacional . Outros  países  sentiram efeito  da  catástrofe  Chile 80% m china 75% , Portugal 56%,  sendo assim desemprego cresceu  a cada  10  pessoas  trabalhando  4 estavam desempregadas  .

O capitalismo gerenciado pelo Estado 

Em 1932, momento mais crítico da Grande Depressão, Franklin Delano Roosevelt   foi eleito presidente dos EUA..  O país necessitava de medidas urgentes para enfrentar  por isso Roosevelt rompeu com os princípios econômicos liberais  Adotando as ideias do economista inglês John Keynes.

A teoria  de Keynes Defendia   A intervenção estatal viria para estimular a  iniciativa privada, criando condições para o  aumento das contratações o famoso Welfire state  estado do  bem estar social  

O New Deal  O Presidente Roosevelt ficou conhecido como New Deal plano consistia em grandes investimentos do governo em obras  públicas  ( usinas hidrelétricas, pontes, estradas),  Essa ajuda veio acompanhada da interferência do Estado no mercado, controlando  e limitando a produção de mercadorias, a fim de evitar novas crises de superprodução.   A redução da jornada de trabalho sem diminuição de salários, o estabelecimento do   salário mínimo, a criação do seguro-desemprego e o auxílio aos idosos.   

Referencia  

Gaizer Bernard   A  crise  de  1929   Editora LPM  Porto Alegre  2009    

Hobsbawm   Eric   Era  Dos Extremos   breve Século  XX 1914  a 1991  Editora companhia das Letras São Paulo  2008



                                                           fonte internet 
                                                             fonte internet 
                                               Fonte  internet 

Chegada da família real no Brasil

  As relações entre Brasil e Europa no século XIX Chegada da família real no Brasil  Diversos fatores contri...