sábado, 16 de fevereiro de 2013

A escravidão por períodos desde a idade antiga a idade contemporânea


                                 

A  escravidão no Egito    estrangeiros   capturados  em guerra  trabalhavam em serviços  pesados  por exemplos  nas pedreiras  viviam  em condições  precárias  mas tinham alguns  direitos  “civis, como casar com pessoas livres  possuir  bens  testemunhar nos tribunais . “   

A escravidão  dos  Fenícios  e dos Persas  eram pessoas  geralmente bastante pobre  e oprimidos  geralmente esses homens  de poder aquisitivos menor se tornavam escravos  dos  grandes homens  nobre .
 
Escravidão  na Grécia  formavam a  grande  maioria  da população ateniense  para cada  cidadão  adulto chegaram a existir  a cerca de 18 escravos .  trabalhavam  no campo  nas minas  e nas  oficinas  eram  considerados  propriedade  do seu senhor  mas haviam leis que protegiam contra excessivos maus tratos  , o escravo  na Grécia  antiga não tinha  o direito de participar da  vida publica .        

A  vida  de um escravo na Roma   eram  em sua maioria  prisioneiros  de guerra  trabalhavam  nas diversas atividades  como serviços domésticos  e trabalhos agrícolas  desempenhavam  funções de capatazes , artesãos  etc. O escravo era considerado  bem  material  propriedade  do senhor  que tinha  o direito  castiga-lo  vende-lo  alugar  seus  serviços decidir  sobre  sua vida  ou morte .              

Escravidão  na América Espanhola    quando os espanhóis  chegaram na América  eles  começaram a escravizar os índios  na América latina  explorando  de seus  trabalhos  colocando eles  para  carregarem  ouro e a prata .

A  escravidão  na América Portuguesa   quando os lusos chegaram ao Brasil eles colocaram  os indigenas como os primeiros  escravos .
Os indigenas  não se adaptaram  ao serviço  e a mão de obra teve que ser substituída   pela mão de obra africana   quem veio fazer esses serviços  foram os negros porque essa  troca  os africanos  tinham um preparo  físico melhor  que os indigenas  eles estavam acostumados ao trabalho pesado .

 Traficantes na áfrica  capturavam os negros e  faziam eles de  escravos e traziam para vender  para  comerciantes  que eram os fazendeiros  que adquiriam esses  homens   vindo em  do continente  africano para fazerem os serviços   pesados   de suas  fazendas .

A escravidão  durou aproximadamente 340 anos no Brasil  até que  dia  iniciou  vários  processo  para   abolição  da escravidão tivemos  a lei
. Eusébio de Queiroz proibia  o tráfico  negreiro , a lei  do sexagenário  os escravos  acima de  60 anos estaria livre  e lei   ventre livre  os  filho dos negros  não seriam  mais  escravos .  A lei áurea  quando a princesa Isabel assinou a lei  Áurea abolindo  a escravidão no Brasil no 13 de maio de  1888.

Escravidão  nos dias de hoje  esta ligada ao lado econômico  a exploração do trabalho  infantil a má remuneração dos  trabalhadores , condições  podemos   colocar  o homem  vende  a sua  mão  de obra  ou força  de  trabalho  por um salário  baixo  nesta  condição o homem se  torna  um proletariado .


                                                    Imagem da Escravidão no Egito
                                                                   Escravos  Romanos em Gales
                                                                   Escravidão indígena
                                                                  Escravidão africana
                                 Escravidão nos dias  atuais 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Depressão econômica de 1929

  Consequências  da depressão  de 1929   A primeira  guerra mundial  foi  estopim  para a depressão de 1929  disputa  econôm...