sábado, 8 de junho de 2013

As capitanias Hereditarias e suas divisões na América Portuguesa


                                

As capitanias   hereditárias

 

         

Portugal decidiu  colonizar  o Brasil aproximadamente  35 anos   depois que a esquadra de Cabral  pisou pela  primeira  vez  em território   depois  veio a se chamar  Brasil  
Portugal  fez um acordo com a Espanha chamado  de Tordesilhas  que dividia  as novas terras entre os  dois países .

Posteriormente os portugueses  descobriram  que havia  uma madeira em sua colônia na América do sul  essa  madeira  vinha da arvore pau-brasil isso despertou o interesse de outras países  de invadirem o Brasil  .   

Portugal tomou uma decisão de recorrer ao papa  mas o chefe do vaticano  disse “ a terra não é de quem explora mais de  quem coloniza a partir deste momento os Portugueses  decidiram colonizar O Brasil  enviado esquadra de 400 pessoas  que tinham o interesse  de viver aqui  e trabalhar .    


O interesse  colonial

A  metrópole  portuguesa  precisava  de pessoas  para administrar  a colônia  os Portugueses  nomearam  pessoas  responsáveis  para administrar .    

O governo português  resolveu dividir  o território  daquela  época  em 15 capitanias  hereditárias  cada uma delas  tinha  aproximadamente  entre  200 a 650  km   elas foram entregues a 12 administradores .                      


As capitanias  na colônia

Quando o governo português  doava  as terras  aos  donatários  em caso de Morte  essas terras passava  para os filhos  do donatário 

Esse sistema vigora até os dias  de hoje  porque quando  o dono de uma  propriedade  vem falecer  ele deixa  seus  bens  aos seus  parentes  como herança .   

O nome  das capitanias  na colônia eram Maranhão, Nazaré,  Ceara , Rio grande  , Itamaracá , Pernambuco , Bahia , Ilhéus  Porto seguro , Espírito Santo,  São THOME, São Vicente , Santo Amaro .

Algumas  capitanias não deram certos  porque  foram atacadas  por piratas  Índios  Selvagens   mas  tiveram  outras  que deram certos que foram a de Pernambuco  e São Vicente  onde plantaram cana de açúcar  foram fundadas vilas  que se tornaram  grandes  cidades  como Santos , São Paulo .     



Direitos  e deveres  dos donatários




 Através  da carta  de doações   e foral rei transmitia  as tarefas  o que deveria  ser feito .
  • Concessão das sesmarias  
  • Fundação das vilas  
  •  Monopólio   da navegação  Fluvial das moedas  e Engenhos   
  • Aplicação das leis  nas terras  sob sua jurisdição  
  •  Defesa  do território  de sua capitania  por meio do comando militar .    
       

Sesmarias   grande lote  terra que era entregue  a quem tivesse recurso  para explora-lo  economicamente   .              


Governo geral

A metrópole  português a  fez algumas mudanças  e decidiu colocar um governo em sua colônia  na América do sul . 

Esse  governo era encarregado  de  auxiliar  e defender  os donatários  o primeiro governador  geral foi  Tome  de Sousa  ele trouxe funcionários  que ajudaram na administração  a Companhia de Jesus que eram os Jesuítas  que catequizavam os indígenas  vieram prostitutas e degradados  pessoas  que  cuja a sua pena  foram condenados  viver fora de seu país .

A  primeira  administração do governo geral  eles fundaram a primeira cidade  que foi Salvador  ela foi escolhida  a sede do governo ou capital.







.








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Chegada da família real no Brasil

  As relações entre Brasil e Europa no século XIX Chegada da família real no Brasil  Diversos fatores contri...