sábado, 20 de abril de 2013

A inconfidência Mineira e tentativa construir uma república



                          O século XVIII  foi de grandes  transformações  políticas   iniciaram-se com os ideais  iluminista , independência dos Estados unidos ,  revolução francesa  essas  ideologias   levaram liberdade a vários povos do mundo .

Podemos observar  o idealismo    a   liberdade  surgiu nos Estados Unidos  no ano de 1776  os norte americanos proclamaram a sua independência  política  libertando-se da Inglaterra .

Os  ideais  iluministas  influenciou  bastante  porque  o pensamento  de alguns europeus  os homens  tinham que sere livres e não escravos  como nas colônias da américa do sul . 

Quando o rei  Dom Jose I  assumiu o trono em Portugal  iniciou um processo  de mudanças  políticas  convidou Sebastião Jose  de Carvalho  Melo  O Marques  de  Pombal ele  ajudou o rei a fazer mudanças  serias  nas America  portuguesa  seu cargo era como se fosse  hoje o ministro da fazenda .   

Umas  das primeiras medidas  que Portugal  fez foi  cobrar  um quinto ou 20%  dos produtos  que fosse  arrecadados ou vendidos na colônia .

Os  portugueses  passaram a  exigir  extração de 100 arrobas  de ouro  caso os mineradores  não conseguissem arrecadar  teriam que arcar  com as diferenças  os motins se iniciavam  na  colônia  a metrópole portuguesa  temia as agitações .
                                   As  cobranças

Segundo a metrópole  portuguesa Minas Gerais devia 538 arrobas  cerca de 8 toneladas  as pessoas estavam devendo aos cofres portugueses  equivalente a  2,5 bilhões  contos de  reis .   

A coroa portuguesa  destituiu     Luiz da Cunha  Meneses  do poder  e nomeou Visconde de Barbacena  para ocupar o cargo novo de  funcionário  teria  que fiscalizar  o tesouro da capitania e importar o ouro para Portugal  Visconde era sobrinho  do vice  rei  de Portugal . 

Começaram a surgir descontentamento  por parte da elite  mineira  devido a cobrança  dos impostos  sendo assim surgiu o movimento da inconfidência  mineira .  

Os conspiradores eram quase  todos homens  ricos  exerciam  cargos públicos ou  já haviam. Alguns  destes  homens  de experiência  Joaquim Silvério dos Reis , Domingos de Abreu  Vieira , João Rodrigues  Macedo  estavam endividados  com  a   coroa  portuguesa .   

                   Luta pela independência      ou a república

Encontravam pessoas  que faziam parte  do movimento  poeta Cláudio  Manoel  Costa  Thomas Antônio  Gonzaga  de Alvarenga  Peixoto  eles eram  homens  que faziam parte  do movimento   da independência .

Tinha pessoas influentes como padre  Joaquim da  Silva Rolim  ligado a extração dos diamantes  e Joaquim da Silva Xavier  atuava como dentista . 

Portugal tomou  uma grande decisão de cobrar  o debito  de seus credores  intimou cada um deles . 

As pressões  aumentava  em Vila Rica  atual ( Ouro Preto )  para ter  um país livre  podemos levar em consideração  que somente poucas pessoas eram alfabetizadas  sendo assim a maioria não  sabia  o que se passava na capitania  .

Um dos propósitos dos inconfidentes  eram construir  uma universidade  em Vila Rica   e a criação da casa  da moeda  a respeito  da escravidão não chegaram a um consenso  porque  vários homens  que participavam do movimento pela  independência  tinham escravos .      

Fracasso e morte

A metrópole  portuguesa   descobriu que havia  conspiradores  contra a  coroa  portuguesa . 
Joaquim  Silvério dos Reis  tinha  dividas  com Portugal em troca  dos perdões  da divida  ele entregou  os homens  que conspiravam  contra  Portugal .

O governador ordenou a prisão de todos  conspiradores  Basílio  de Brito   Inácio Correa de Pamplona .

Iniciaram os processos  foram acusados  de crime  lesar  a majestade  a pena era  de morte  34 réus foram presos e acusados  de traição .

A sentença foi divulgada  alguns  foram condenados a Morte  Cláudio Manoel  da Costa  Morreu  na prisão  a corte  alegou  que ele se suicidou .

Os outros presos  ganharam a  condicional para trabalhar na África  em vez de serem presos   .
Joaquim  da Silva Xavier  Tiradentes  foi  acusado também pela  conspiração  foi condenado a morte  ele foi enforcado em praça publica  no Rio de janeiro  no dia 21 de abril  de 1792 .  

Um dos motivos levou Tiradentes a morte porque ele queria criar uma república  em Minas gerais  e libertar o país de Portugal .







sábado, 13 de abril de 2013

Revolta da Vacina

           Movimento popular ocorrido em 1904 no Rio de Janeiro contra a vacinação obrigatória de combate à varíola determinada pelo governo.
No início do século XX, o Rio é a maior cidade do país. A falta de saneamento básico deixa os 720 mil habitantes vulneráveis a epidemias de febre amarela, varíola e outras doenças. A população pobre é a principal vítima da ineficiência da saúde pública.
O presidente Rodrigues Alves investe pesadamente no saneamento do Distrito Federal. Apóia os planos do prefeito Pereira Passos para a reurbanização do centro da cidade e nomeia o cientista Osvaldo Cruz para chefiar o Departamento Nacional de Saúde Pública e conduzir a reforma sanitária. Sem entender o alcance e a eficácia das medidas, a população reage a elas. A remoção dos moradores dos cortiços e morros centrais para bairros distantes provoca grande tensão na capital. Cresce também a disputa política envolvendo a votação da lei que torna obrigatória a vacinação contra a varíola. A lei é aprovada pelo Congresso Nacional em 31 de outubro de 1904. Em 5 de novembro, a oposição cria a Liga contra a Vacina Obrigatória, e, em 10 de novembro, começam os confrontos entre populares e forças policiais. No dia 14, os cadetes da Escola Militar da Praia Vermelha rebelam-se contra o governo federal, que ordena o bombardeio dos morros do bairro da Saúde, reduto da insurreição. Em 16 de novembro, Rodrigues Alves revoga a Lei da Vacina Obrigatória. No dia seguinte, a polícia ocupa o bairro da Saúde e, com o apoio do Exército e da Marinha, acaba com a revolta.  
As  pessoas que  reagiram   no período da  revolta  da  vacina  e  debateram  com as  força  do Governo foram mandadas  para Acre  trabalhar  no ciclo da   borracha

Os  motivos  da  revolta da  vacina   visavam  outros interesses
A  Revolta  da  vacina  principalmente esta ligada  a   vontade  política  levando em consideração    o  contexto de  1904  a  maioria  da população era  analfabeta  o Brasil  havia se  tornando  uma  república  a  15 anos   e abolição da escravatura   tinha  16  anos  .
As   raízes do sistema  de monarquia e  da escravidão prevalecia em e  nossa  sociedade ainda   alguns   homens que eram  contra o regime  republicano  e  abolição da escravatura    tiraram  aproveito da situação  moléstia da  população  espalhando  panfletos    durante a  noite   com as  seguintes   frases “  não vacinem   não  Sr  moradores  esta  vacina   tem  a intenção   de matar  dos  vocês  “ 
Os   moradores do Rio de Janeiro  era  na média  01 por residência  sabia ler  os demais  não mais este  que   sabia   ler  era   considerado um analfabeto  como nos dias  de  hoje  funcional  aquele   habitante  sabia   mais   não entendia   as  vezes  o contexto  político  e  os  problemas da   sociedade  .    
As  pessoas    de poder aquisitivo que  tinham a  leitura  trabalhavam  na  casa de  pessoas  com  poder aquisitivo alto .  
Voltando  ao assunto dos   panfletos  várias pessoas   foram   manipuladas   e estavam  resistindo  a  vacinação   podemos     considerar    essas  coisas   foram   de interesse  político  criar   desestabilização  no  país  por causa  disputas  políticas .
As  pessoas que moravam em cortiços na  cidade do Rio de Janeiro  foram  expulsos   e retirados a  força   essas pessoas que moravam nesses  lugares  eram de poder aquisitivo menor  posteriormente sem moradia  começaram  a  construir a suas  casas em morros no  Rio de Janeiro .  
Podemos Observar até os  dias  de  hoje em pleno século XXI  as  pessoas   são manipuladas  por outras e acreditam  em  coisas   sem  fundamentos   um dos exemplos  podemos  citar  é  vacina  de  gripe  para a  população idosa existe pessoas  que  falam que   esta  vacina é  para   governo matar as pessoas    .

A  população  não amadureceu ainda  as  vezes  por  falta de escolaridade acreditam  em  teorias que  não tem   fundamentos .  



    


sábado, 6 de abril de 2013

Egito e seus mistérios




Estudar  o Egito  é um  dos maiores mistérios  da humanidade  principalmente  quando  procuramos  entender  a forma que mumificavam  as  pessoas  e construíram suas  pirâmides .
 O Egito  é  uma das  civilizações  mais  antigas  do mundo  o país  se localiza  na região norte da áfrica ,
Ao mencionar essa  sociedade  damos  grande ênfase   foram os mesopotâmicos , egípcios  desenvolveram a escrita hieroglífica  na sociedade antiga .   

A  cultura  egípcia  é milenar   quando falamos em sua   religião  eram politeísta  quando  um representante da sociedade  falecia  eles mumificavam  o corpo da pessoa e acreditava  na vida após a  morte .
Essa  crença  que a sociedade egípcia  tinha  contribui   iniciar as praticas na medicina  e também  nos avanços da química  na elaboração  de medicamentos . 

Os  egípcios  construíram as   pirâmides  e esfinges usaram  bastante  matemática  na  construção  as  pessoas que    ajudaram  a  construir  foram   trabalhadores  remunerados  pelo faraó e escravos  a  construção dessas  pirâmides   levava aproximadamente  entre  45 a  50 anos   quando eles  ficavam  prontas   . 

Uma  detalhe nisso  quando essas  pirâmides  estava  pronta  na  morte de  um faraó após seu  corpo ser mumificado era uma  tradição  de suas  famílias enterrarem  eles nas  pirâmides  em que construíram  essas pirâmides  os trabalhadores   colocavam  mercúrio e  urânio  dentro delas  para evitar que ladrões pudessem  roubar o tesouro do faraó  existe  um mito na sociedade sobre  a maldição do faraó estava ligada a esses  fatos quando um desconhecido entrava nas  pirâmides  e  tentava  roubar os tesouros se  contaminava  com os  produtos  químicos radioativos e  contrariam  doenças  por isso virou o a maldição do faraó . 

A  forma de  governo no antigo Egito era  teocracia  seu chefe era o faraó   considerado  um Deus  para  o povo . 

Os  camponeses  trabalhavam e  plantavam  para suas  famílias os alimentos  parte desses alimentos   tinham que ajudar  a  custear a despesas  do estado .

A  economia do Egito era através da Agricultura na  cheia do rio  Nilo  quando o solo  ficava  fértil  após   as águas  baixarem os  homens  plantavam trigos e depois  colhiam  para  vender e sustentar a economia egípcia  o  rio Nilo era  uma dádiva  para a sociedade egípcia sem ele  o país  não teria  condições  de  ter  desenvolvido   vida naquela região .     

Os trabalhadores  do Egito  faziam diques  e canaviais  próximo  ao rio Nilo para  deixar outras  terras  férteis   para  plantar e  colher  e desenvolver a economia egípcia .

A  economia  do  Egito  foi  dividia  em   artesãos eram aqueles produziam artigo de luxo e trabalhava nas  oficinas .

Os nobres assumiam  cargos hereditários  administradores das províncias  e  comandante dos  posto  dos exércitos . 

Sacerdotes eram  homens ligados a  religião administravam o patrimônio do templo  desfrutando da  riqueza  das oferendas do povo . 

Escribas  conheciam da escrita  diferente grau prestigio e  poder  visitava  as províncias   cobrar os  tributos  e fiscalizar  as  obras  e  construções  canais e  diques .

Os escravos do Egito  na maioria das  vezes  eram  capturadas em batalhas  trabalhavam em casas   ou em pedreiras  e  minas ,  campos  os escravos  do Egito embora estivesse  vinculado a  outra pessoa  não podia ser  comercializado   este próprio  escravo podia dar testemunho em tribunais  e casar  com pessoas  livres .
Podemos  concluir que o Egito  faz parte da história da  humanidade  em  vários aspectos religioso, cultural, econômico  não podemos esquecer  a  bíblia  cristã  o Egito é mencionado  em alguns livros  podemos  citar o período de Moises , e Jesus .  

A História  do Egito existem pessoas que  fazem parte dela e sempre serão lembrado podemos  citar o faraó Ramsés  perseguiu os  hebreus e  sofreu com  pragas do Egito segundo a  bíblia  Cristã e  morreu afogado no mar Vermelho   quando correu através do Moises  o mar   fechou e engoliu acabou morrendo afogado .
 Temos   a  rainha  Cleópatra  viveu um romance  com  imperador Julio Cesar de Roma  e  com Marco Antônio o general  romano ela  teve   filho com ambos quando  ela  viu o Egito  Invadido  pelos  romanos   querendo dominar seu  país ela suicidou-se .
Podemos  concluir e  ver que a história do Egito é  rica  e  repleta de emoções .     







Chegada da família real no Brasil

  As relações entre Brasil e Europa no século XIX Chegada da família real no Brasil  Diversos fatores contri...