Resumo Brasil colônia
O período colonial brasileiro durou 322 anos. Nestes 3 séculos mudou a rotina de um lugar desconhecido no mundo .
Quando os espanhóis iniciaram suas expansões marítimas encontraram novo mundo. Portugal decidiu procurar novas terras as viagens lusitanas. No mundo antigo era comum; o conhecimento deles por cartografia era bom.
As investidas em viagens no hemisfério sul, a esquadra portuguesa avistou novas terras. Ficou, no dia 22 de abril de 1500, era uma quarta feira santa, um monte alto de terras. Ficou conhecido como monte pascoal. Os lusos ficaram receosos em pisar no solo, ancoraram a caravela.
Os portugueses pisaram no solo brasileiro pela primeira vez no dia 23 de Abril do mesmo ano. O primeiro nome deste lugar foi Terra de Santa Cruz. Atualmente conhecido por Brasil.
Inicio da Colonização os portugueses não tinham interesse em colonizar as terras que havia encontrado na América .
Portugal passou a ter interesse no Brasil devido outras nações começaram a invadir o litoral brasileiro explorar as riquezas brasileiras .
Neste mesmo contexto, as primeiras pessoas vieram de Portugal para o Brasil foram presos que ganharam condicionais e prostitutas, desempregados para poder viver na América Portuguesa.
As pessoas que vieram de Portugal para o Brasil receberam um donativo da metrópole portuguesa. Ganharam terras depois da divisão das capitanias hereditárias.
Os Lusos precisaram de pessoas para poder fazer seu trabalho. Os primeiros a serem escravizados desde a chegada dos Portugueses foram os indígenas .
Os indígenas começaram a resistir e lutar contra a escravidão portuguesa. A metrópole lusitana estudou outra forma para poder manter método explorar o trabalho no Brasil .
O primeiro produto que os portugueses exploraram do país foi a madeira pau- Brasil esta mesma madeira lucrou os cofres lusitano posteriormente deu o nome ao nosso país.
Com a decadência da madeira pau-brasil, Portugal investiu na cana de açúcar; aumentou os proventos dos cofres Portugueses. O período açucareiro foi bom para Lisboa, mas os Portugueses começaram a declinar economicamente quando surgiu a concorrência com mercado das Antilhas. Chegava o fim do período açucareiro.
Portugal conseguiu outra alternativa para poder recuperar sua economia. Desta vez encontrou maior fonte de riqueza na América portuguesa. Começava o ciclo do Ouro .
A primeira capital, podemos dizer do país, foi Salvador. Nesta cidade ficava
administração da colônia do Governador que era nomeado pelo rei de Portugal.
A Europa estava enfrentando conflitos; as tropas napoleônicas resolveram invadir Portugal; toda família real veio para o Brasil .
A chegada da família real no país ajudou a mudar o Rio de Janeiro a capital do país passou a ser a cidade maravilhosa .
A exploração da metrópole portuguesa era imensa no Brasil. Alguns homens começaram a ficar descontentes; formaram movimentos tentando separar o Brasil de Portugal. Esses movimentos foram a Inconfidência Mineira, Conjuração Baiana , Revolução Pernambucana .
Os Portugueses, de uma maneira indireta, usaram os artifícios políticos; lutaram e proclamaram a independência, o dia do fico. Dom Pedro I ameaçou de ir embora; foi uma estratégia política para Portugal ficar com poder.
O Brasil decretou sua independência no dia 07 de setembro de 1822. Quem administrou o poder no país foi dom Pedro I, sendo o primeiro imperador de origem portuguesa. O nosso país pegou 2 milhões libras esterlinas emprestado com a Inglaterra para Portugal reconhecer a sua independência .
Imagem Caravela
Primeira missa no Brasil
Colonias no mundo
Divisão das capitanias Hereditárias
Casa moenda
Casa Moenda
Rota do trafico negreiro
Frutas e animais do período colonial
Nenhum comentário:
Postar um comentário