quinta-feira, 2 de abril de 2020

As moléstias dizimou ou desestruturou a “humanidade “ Lepra , Peste Negra, Gripe Espanhola , Corona vírus ou Covid-19

 

As moléstias dizimaram ou desestruturaram a “humanidade “ Lepra, Peste Negra, Gripe Espanhola, Corona vírus ou Covid-19

 

 

Falar de moléstia é algo complexo desde o surgimento do homem no planeta terra. 

            A história com o decorrer dos anos, nos mostra que houve várias pandemias no planeta que proporcionou a dizimar milhões de pessoas.

No período pré-Histórico, o homem era nômade, e precisava procurar alimentos em outras regiões do planeta terra para sobreviver.

O homem pré-histórico que residia na África, migrou para Ásia e Europa. Então, a imunidade desse indivíduo sentiu a diferença da temperatura de uma região para outra, podendo assim, ter carregado o vírus de uma região para outra.

 

 

Lepra ou Hanseníase

 

 

A Hanseníase em algumas regiões é conhecida por lepra.

 

Há relatos do surgimento da lepra na idade antiga. Existe registro na China, Egito e Índia. Na literatura, uma das fontes histórica é bíblia sagrada, livro dos cristãos.

O Novo testamento descreve relatos sobre a lepra em Mateus (capítulo 8, versos 1 a 4). “Um leproso veio a Ele e ajoelhou-se dizendo: ‘Senhor, se quiseres, podes me tornar limpo’. Jesus estendeu a mão e tocou-o: ‘Eu o quero, fica limpo’. Imediatamente a lepra desapareceu.  

Existe outra passagem bíblica que mostra a lepra, em Lucas (capítulo 17, versos 11 a 19). Aparece uma outra passagem: “A caminho de Jerusalém, Jesus atravessava a região entre a Galileia e a Samaria. Entrando, numa vila dez leprosos apareceram. Mantendo a distância, eles disseram: ‘Jesus, Mestre, tem piedade de nós! ’ Quando Ele os viu, disse: ‘Ide e mostrai-vos para os sacerdotes. ’ À medida que se afastavam eles foram ficando curados”. 

 

 

Transmissão da Hanseníase ou Lepra

 

 

A hanseníase é uma doença bacteriana causada pelo Mycobacterium leprae (Bacilo de Hansen). Ela pode ser transmitida por meio do contato com secreções que saem do nariz ou até mesmo pela saliva do paciente. Essa bactéria do tipo bacilo foi descoberta por Gerhard Armauer Hansen.

Doença na China, Egito e Índia antes de Cristo. No século 6 a.C., já havia relatos sobre essa enfermidade.

 

 

Transmissão da Hanseníase


A lepra é transmitida entre pessoas e possivelmente a partir de tatus. Pensa-se que a transmissão através da tosse ou pelo contato com o muco nasal de uma pessoa infetada. A moléstia está relacionada a contextos de pobreza e falta de higiene dos seres humanos.

Lepra ou hanseníase é uma infeção crônica, causada pelas bactérias Mycobacterium leprae ou Mycobacterium lepromatosis. 

 

 

Organização Romana

 

 O Império romano conquistou a Judeia no ano 63 ac . com os oficiais e soldados romanos. Eles impunham suas leis e, uma das medidas deles foi criar um vale dos leprosos, lugar que seria destinado a pessoas com essa enfermidade separando os cidadãos comuns.  

A Hanseníase matou muitas pessoas na idade antiga, ou seja, as vezes essas mortes não eram registradas.

 

A Peste Negra  

 

Com o decorrer dos anos, na idade média, a Europa desestruturou com a peste negra, pois milhões de pessoas foram a óbito.

A peste negra, o surto da moléstia no continente europeu foi no século XIV e muitos morreram, aproximadamente 25 milhões de pessoas. Essa doença, matou quase um terço da população da Europa naquele contexto.

 

A Teoria do Surgimento da Peste Negra 

 

Com o surgimento da peste negra, alguns pesquisadores, originária das estepes da Mongólia, China onde pulgas hospedeiras da bactéria Yersínia pestis infectaram humanos.

 Na Ásia, os animais de transporte, serviam de abrigo para as pulgas infectadas.

Nos veículos marítimos, os ratos eram os principais disseminadores dessa poderosa doença. O intercâmbio comercial entre o Ocidente e o Oriente, a partir do século XII, explica a chegada da doença na Europa.  

Na época, as cidades medievais agrupavam desordeiramente uma grande quantidade de pessoas. O lixo e o esgoto corriam a céu aberto, atraindo insetos e roedores portadores da peste. Os hábitos de higiene pessoal ofereciam grande risco, pois os banhos não faziam parte da rotina das pessoas. Além disso, os aglomerados urbanos contribuíram enormemente para a rápida proliferação da peste.      

Ao chegar a uma cidade, a doença se instalava durante um período entre quatro e cinco meses. 

Depois de dizimar diversas vidas, esses centros urbanos ficavam abandonados. Os que sobreviviam à doença tinham que, posteriormente, enfrentar a falta de alimentos e a crise socioeconômica instalada no local. Por isso, muitas cidades tentavam se precaver da epidemia criando locais de quarentena para os infectados, impedindo a chegada de pessoas e dificultando o acesso aos perímetros urbanos. Sem muitas opções de tratamento, os doentes se apegavam às orações e rituais que os salvassem da peste negra. 

Existe outra corrente historiográfica que defende a hipótese de que a peste negra pode ter se desenvolvido em plantações, pois ratos urinavam excretavam os seres humanos e consumia os alimentos, não havia higiene, a doença era transmitida de uma pessoa para outra.  

  O período da peste negra foi  na idade média  religiosos  acreditavam que essa moléstia  era um castigo  de Deus a humanidade  essa  enfermidade estava relacionada ao fim dos tempos  .

 

Sintomas da Peste Negra

 

Os pacientes desenvolviam sintomas tais comofebre súbita, dor de cabeça, arrepios, e após alguns dias, o aparecimento de inchaços dolorosos denominados de bulbos.

 

 

Gripe Espanhola


O século XX, o mundo passava por turbulência, a 1º guerra mundial chegando, o fim dos problemas do conflito no período de 1914 a 1918, foram ideologias política e capitalista.

A declínio da 1º guerra mundial   deixou lastimas, pois   morreram aproximadamente 20 milhões de pessoas.

A gripe conhecida como vírus influenza, defendida e estudada por alguns estudiosos, levou as pessoas a óbito. Os Jornais dos países do continente Europeu,  ocultaram a pandemia da população, pois o vírus da gripe disseminava no velho mundo. Portanto, foram muitas pessoas afetadas (idosas e jovens) naquele contexto histórico.

Quando uma pessoa é infectada com gripe, espirra ou tosse. Através destas partículas do vírus, espalha-se o vírus.

As mudanças maciças de tropas durante a Primeira Guerra Mundial, aceleraram a pandemia e provavelmente aumentaram a transmissão do vírus.

A guerra também pode ter aumentado a letalidade do vírus: alguns especulam que o sistema imunológico dos soldados foi enfraquecido pela desnutrição, bem como pelo estresse aos combates. 

No fim da primeira Guerra mundial em 1918, o vírus disseminou rápido na Europa, outros continentes    combatentes   voltando a seus países.

A H1N1 é conhecida por gripe espanhola, devido o país não ter participado do conflito bélico, a impressa espanhola podia divulgar as pessoas, informações sobre essa pandemia no país.

Os   meios   de comunicação dos países envolvidos na 1º guerra mundial eram proibidos divulgar informações sobre o vírus.

 


Chegada da Gripe Espanhola no Brasil

 

 

A gripe Espanhola chegou no Brasil através de um navio inglês, fez escala em Lisboa Dakar, Recife, Salvador chegou na cidade do   Rio de Janeiro 1918.   Naquele contexto, o navio trazia as cartas que era forma de comunicação entre as pessoas.

O Rio de Janeiro era capital federal do país e contava com uma população de 910.710 habitantes no mês de setembro de 1918, sendo 697.543 na zona urbana e 213.167 nos subúrbios e na zona rural acredita-se 15 mil cariocas óbitos   foram a óbitos   por causa da gripe espanhola.

O presidente Rodrigues  Alves que foi eleito faleceu poucos dias antes de tomar posse do cargo de Presidente da República do Brasil. 

Governo Brasileiro proibiu a circulação das pessoas nas ruas e suspendeu as aulas, pois apenas o comercio essencial como: farmácia e mercados que funcionavam.

As pessoas naquele contexto tinham que levar as mãos e usar máscara e luvas   para evitar a transmissão.

 

 

Sintomas da Gripe Espanhola

 

 

Mas o H1N1 de 1918 era muito peculiar. Não causava os sintomas de uma gripe comum. As pessoas sangravam pelo nariz, pelos ouvidos, pelos olhos…  Ficavam “azuis “com a falta de oxigênio, segundo relatos da época. 

 

 

 

A Pandemia em Divinópolis Minas Gerais

 

Divinópolis no ano de 1918 havia 6 anos de emancipação política, sofreu a consequência da gripe espanhola, faleceu aproximadamente 200 pessoas no município.

 

O Novo Corona Vírus ou Covid-19

 

 

A Nova corona Vírus, doença atual que aponta os primeiros casos que ocorreram na China, em dezembro 2019. Pesquisadores acreditam na tese  que  a zoonótica   os primeiros casos primeiros casos confirmados tinham principalmente ligações ao Mercado Atacadista de Frutos do Mar de Humanamque também vendia animais vivos.

O Novo  corona vírus, o COVID-19, 70% semelhante na sequência genética ao SARS-Côv., e posteriormente mapearam e disponibilizaram a sua sequência genética.[

            O Covid-19 espalhou rápido no mundo. Muitos países enfrentaram dificuldades com o covid-19 como: Itália, Espanha, Estados Unidos. Milhares de pessoas foram a óbitos, principalmente grupo de risco como: idosos, pessoas com doenças crônicas. Esse vírus de acordo com estudos, mostra que pode ser letal.

 

     
                                                            leproso
                                                    Gripe  Espanhola
                                                        Gripe  Espanhola
                                                      Gripe Espanhola
                                                      Covid-19
                                                       Covid-19
                                                       Peste Negra


                                                            Peste Negra 




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Chegada da família real no Brasil

  As relações entre Brasil e Europa no século XIX Chegada da família real no Brasil  Diversos fatores contri...