quinta-feira, 22 de dezembro de 2022

Região nordeste do Brasil


A Região Nordeste brasileira ocupa aproximadamente 18% do território nacional  é formada por 9 estados: Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Piauí, Pernambuco Rio Grande do  norte  .

Clima  do  nordeste     

A  região do  nordeste  possui  o clima  tropical   característica  verão  úmido  inverno seco ,  esse clima  está    dividido  tropical de altitude e tropical litorâneo  .

Encontramos no nordeste  brasileiro o clima  semiárido  abrange o sertão   nordestino   a média de pluviosidade  80 a 250mm por ano  .

Relevo do nordeste 

O relevo é formado, principalmente, por planícies onde se localizam praias .

Planície  sertaneja, caracterizada por temperatura elevada e pela seca   

Planaltos que circundam o sertão, com destaque para o planalto da Borborema

formando, no interior  . 

O planalto da Borborema formação do planeta terra no período  geológico da terra posteriormente  trouxe problemas  para está região    .

Problemas do relevo nordestino 

O Planalto da Borborema é a forma de relevo que caracteriza  Agreste na sua porção norte.  Devido sua altitude, essa formação geológica impede que a umidade e as precipitações vindas do oceano avancem para o interior do Nordeste. Sendo assim, ele colabora com a ocorrência do clima árido nordestino interferindo diretamente no clima e no relevo que se forma na região. 

Vegetações     

A Caatinga é uma formação vegetal cujas espécies são adaptadas à estiagem por longos períodos.

As espécies vegetais que predominam no ambiente a Caatinga são arbustivas ou herbáceas, como pode ser observado na ilustração abaixo. 

As arbustivas, como os cactos, geralmente apresentam folhas pequenas, de espessura grossa e na forma de espinhos.   

Encontramos  a mata atlântica    foi quase toda  devastada  no período colonial  brasileiro   destacando  o  ciclo do açucareiro  .

Hidrografia do nordeste   

A escassez de chuva no Nordeste seco tem consequências na hidrografia da região. 

Ao longo do período de estiagem, a água dos rios torna-se escassa e passa a alimentar os lençóis subterrâneos, desaparecendo na superfície.

A população local, então, busca obter água para seu abastecimento por meio de poços cavados nos leitos dos rios secos.  

Os rios que não apresentam águas superficiais durante o período de seca são chamados (ou temporários) É o caso da maioria dos rios nordestinos  com  exceção de alguns    

Transposição do Rio São Francisco 

A ideia de desviar parte das águas do Rio São Francisco para irrigar o Sertão surgiu em 1858. Após essa data, a ideia foi debatida algumas  vezes  sem ter concretizado .   

Seca do nordeste     

A Grande Seca, ou a seca no Nordeste brasileiro período  crítico  entre  18771879, foi o mais devastador fenômeno de seca morreram aproximadamente  400.000 a  500.000 pessoas   naquele contexto Dom  Pedro II desejava  levar água ao sertão nordestino .    


Rio São Francisco, cujas obras foram iniciadas em 2008. Parte de suas águas  será bombeada para áreas de altitudes mais elevadas, em direção a dois eixos  onde correrão por aquedutos e canais para leitos de outros rios, reservatórios   e açudes, para abastecer a população do Sertão.   

A transposição das águas do Rio São Francisco gerou polêmicas. Ambientalista  ainda temem pelos impactos ambientais e sociais que a  obra poderá acarretar entre eles, a diminuição do seu volume de água.     

Subdivisões  do nordeste    

O Recôncavo Baiano  Abrange vários municípios no entorno de Salvador Desde a descoberta de petróleo, em 1939, e da construção da refinaria de petróleo desencadeou o desenvolvimento do nordeste  Esse polo estimulou a instalação de outras industrias na região metropolitana  de salvador . 

Agreste  nordestino  O Agreste nordestino constitui uma faixa de transição entre a Zona da Mata com predominância da Mata Atlântica e o Sertão, onde há o predomínio da  Caatinga. Essa sub-região se caracteriza pelo clima tropical, apresentando, como consequências de sua localização geográfica, maior umidade nas proximidades da Zona da Mata e ocorrência de áreas mais secas, características do Sertão.  

Zona da mata A faixa litorânea dos estados da Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba

e Rio Grande do Norte esse  nome e no período colonial  essa parte do território coberto pela mata atlântica  .  

O Sertão   O Sertão abrange boa parte dos estados da Bahia, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Piauí, Ceará e pequeno trecho de Sergipe e de Alagoas. De modo vegetação se torna verdejante, mudando a paisagem.  Fora dessa época, é comum a ocorrência de um período longo de estiagem, que se revela no aspecto seco da vegetação.

Economia  nordestina   

Desde o período da economia colonial, desenvolveu-se no Sertão a criação de gado bovino vindo do Agreste.   

O Recôncavo Baiano  Abrange vários municípios no entorno de Salvador Desde a descoberta de petróleo, em 1939, e da construção da refinaria de petróleo desencadeou o desenvolvimento do nordeste  Esse polo estimulou a instalação de outras industrias na região metropolitana  de salvado

A fruticultura desenvolveu-se com sucesso no Sertão, graças ao uso de técnicas de irrigação implantadas  Sertão, graças ao uso de técnicas de irrigação Essas áreas irrigadas, entretanto, são insuficiente  para atender a todos os agricultores da região  Desse modo, convivem no vale submédio  do Rio São Francisco uma agricultura agroexportadora  em escala internacional. 

Mesmo com a instalação de novas empresas automobilísticas   petroquímicas e  do setor siderúrgico .

A região nordestina brasileira nos últimos anos tem atraído investidores montando suas  fabricas nesta localidade  um dos motivos é atração  é redução  tributária   está  ajudando crescimento do nordeste

O  turismo  movimenta  a costa  leste  brasileira na região nordestina o clima é favorável   durante  os  ano as cidades  que possui  litoral  recebe visitas de todas as regiões do  país e do mundo 

                                                                 subdivisão do nordeste 

                                      

                                                             Região nordeste  

 

                                                 

                                               seca do nordeste século XIX 

                                          

 

 

 

 

 

 

 

quarta-feira, 7 de dezembro de 2022

Região sudeste do Brasil

 

A Região Sudeste, com superfície de 924 596 km2, é formada pelos estados do Espírito Santo, de Minas Gerais, do Rio de Janeiro e de São Paulo. 

Clima 

A região sudeste do Brasil  possui o clima  tropical  característica  verões  úmidos e inverno seco .

Esse  clima  está  subdivido  as regiões que são banhadas  pelo  mar possui o clima tropical  litorâneo  as  outras localidades estão acima do nível do mar  tropical de altitude . 

O período do  inverno no clima  tropical de  altitude  a temperatura  a Média 12º a 25º  .

Clima  subtropical   Esse clima corta o estado de são Paulo   as  temperaturas são amenas  no inverno as  temperaturas  fica entre 5º  e 21º  a média de chuvas 1600³  mm por  ano  .

Na região   sudeste no norte de Minas  encontramos o clima semiárido

Relevo da  região  sudeste 

Desde a formação do planeta terra as mudanças foram intensas  a teoria da  deriva continental  de  Alfred Wegner  desencadeou  mudanças no relevo do planeta região sudeste  não seria diferente .

A milhões de anos atrás existia mar onde  é estado  atual  estado Minas gerais foram   encontrados  evidencias de águas  salina  em montanhas .

Encontramos na  região  sudeste  planaltos , serras , morros  , depressões planícies  litorânea

Vegetação   

A região  sudeste  encontramos  diversas vegetações   Mata  Atlântica ,  Cerrado  encontramos na região centro-oeste mineiro  a caatinga na região setentrional de Minas .

No  Estado de são Paulo encontramos as matas dos pinhais   algumas cidades litorâneas   existe a vegetação dos mangues  .  

A  Mata Atlântica    foi devastada  na região  sudeste   no período  colonial  um dos motivos   foi  engenhos de açúcar no estado de São Paulo   atualmente    existe aproximadamente 7% dessa reserva  ambiental no país  .

Hidrografia    

A região  sudeste é beneficiada por sua  hidrografia  o  relevo contribuiu  Graças ao relevo planáltico dessa região, os cursos de água contêm extensas corredeiras e quedas-d’água As bacias hidrográficas do Sudeste apresentam grande potencial hidrelétrico.

O início do povoamento na região sudeste 

O  povoamento na região  sudeste  teve inicio   a partir de 1530 quando os lusos decidiram  colonizar o Brasil     naquele contexto  vieram  de  Portugal  para  América portuguesa   homens , mulheres , presos  vieram cumprir condicional no  Brasil   prostitutas  . 

Neste contexto  surgiram  varias  vilas na América portuguesa começou a formação do povo  brasileiro   uma das  vilas que ficou  famosa  foi a de são Vicente  no estado de São Paulo   posteriormente apareceu vilas  nas capitanias do Espirito  santo , Rio de janeiro  .   

A região sudeste do Brasil atualmente  é mais populosa do país  possui   densidade demográfica do  país  .  

Mineração 

O  fim do período açucareiro no Brasil  quando os  bandeirantes paulistas  chegaram na capitania de Minas Gerais    começou a explorar  o mineral  dourado e  brilhante  .

Ocorreu intensa migração de pessoas do Nordeste, de  São Paulo e até mesmo de Portugal para a área da mineração. 

O  volume   de pessoas neste contexto  histórico quando chegou  na capitania de Minas Gerais  superou a população das  13 colônias da América nós  Estados Unidos  .

A região das Minas tornou-se, então, a principal área econômica do Brasil  Colônia no final do século XVII e parte do XVIII. 

A atividade mineradora nas Minas Gerais deu origem a vilas que se transformaram em cidades. É o caso de São José Del Rei, atual Tiradentes    Vila Rica, atual Ouro Preto; Sabará; Ribeirão do Carmo, atual Mariana  Diamantina  . 

A cafeicultura 

Na segunda metade do século XVIII, a produção aurífera  estava em decadência e uma parte da população da área mineira migrou para os atuais estados de São Paulo e Rio de Janeiro em busca de terras férteis para a agricultura .

A origem do café do continente africano  as primeiras mudas  vieram da Guiana Francesa  o café  foi desenvolvido e plantando no estado de Minas Gerais ,  São Paulo  os imigrantes italianos desenvolveram o cultivo no vale do paraíba  

Economia   

Petróleo Cerca de 80% do petróleo nacional é produzido na Bacia de Campos, que se estende desde Vitória, no Espírito Santo, até Cabo Frio, no litoral fluminense.

O estado de São Paulo contribui com uma produção petrolífera em menor escala Além de concentrar a maioria das refinarias do país, o Sudeste é o maior consumidor  nacional de produtos  derivados  do petróleo principalmente combustíveis .

As grandes reservas de petróleo da camada pré-sal, descoberta  aumentou o lucro dos estados da  região sudeste  . 

O Estado De Minas Gerais  como nós  vimos inicio da história do ciclo do ouro  hoje a maior arrecadação  vem da extração do minério de ferro  as multinacionais extrai  exportam o produto  alguns países   .    

O  sudeste do  Brasil encontramos o maior polo industrial  do  país  . A região do ABC paulista encontra as maiores   industrias  do Brasil 

As cidades que compõe   o abc  paulista Santo André , são Bernardo do Campo ,

São José  dos Campos  , são Caetano do Sul  Diadema essas cidades  citadas se encontra multinacionais  desenvolve  o pib da região sudeste      


                                                                Região sudeste  



                                       

                                               climas do sudeste 
                                                         Cidades do ABC paulista 
                                                  petróleo  

                                                         Mineração 

 Referencias  bibliográfica   

 Adas melhem    Expedições geográfica  Editora  moderna    São paulo  2018

Adas sérgio         Expedições  geográfica   Editora   moderna   São paulo  2018 

Moreira  joão Carlos   Geografia  Geral e do Brasil  Editora  Scipione  São Paulo 2016

Sene Estaquio de sé    Geografia Geral e do Brasil Editora Atica  São Paulo  2016  

Ameilda lucia  Marina Alves  Fronteiras da globalização  Editora Atica São Paulo     

Rigolin Tercio Barbosa  fronteiras da  globalização   Referencias  bibliográfica   

   



sexta-feira, 4 de novembro de 2022

Recursos naturais suas fontes de energia


 Recursos naturais são elementos encontrados na natureza que podem ser aproveitados   economicamente.

As jazidas minerais, as bacias petrolíferas, as florestas, o solo e os rios são recursos naturais.

As sociedades humanas sempre dependeram desses recursos, que são extraídos  transformados ou não, e usados para múltiplas finalidades. Após a Revolução industrial, a exploração dos recursos da natureza

Os recursos naturais inesgotáveis  ou permanentes  em grande escala, não se esgotam.

A energia solar e o vento são exemplos desses recursos.

Os recursos naturais renováveis  são os que, se usados de forma adequada, podem ser repostos pela natureza ou pela ação humana, como as florestas, os animais, o solo e a água.

Os recursos naturais não renováveis os   recursos naturais não renováveis   a mineração que é extraída do solo  ferro, petróleo,

Energia  do carvão . Essa energia   surgiu no   século no período  da  revolução industrial  o século XIX, tornou-se a principal fonte de energia. A queima do material fornecia o vapor que fazia funcionar as máquinas usadas nas primeiras indústrias.

 Eólica  Utilizada através   dos recursos do  ventos  através  de uma hélice  os  recursos do  ventos   iluminam   uma cidade o Brasil possui em algumas localidades   

Solar  é  utilizadas  em diversos  países  principalmente no Brasil   a energia solar está  sendo aproveitadas em  alguns lares     dependendo  da intensidade de sol   o aquecedor aquece  uma  casa durante  3  dias   seguidos . 

 Hídrica esse recurso  é  capitado de águas  que é represado  em  barragens ou represas  as  turbinas  giram e produz a eletricidade a  maioria  da energia  gerada  no Brasil  vem dos recursos  hídricos  .

Biomassa  ou termoelétrica  A utilização da biomassa consiste na queima de substâncias de origem orgânica para produção de energia. Ocorre por meio da combustão de materiais como lenha, bagaço de cana e outros resíduos agrícolas, restos florestais e até excrementos de animais. É considerada uma fonte de energia renovável, porque o dióxido de carbono produzido durante a queima é utilizado pela própria vegetação na realização da fotossíntese. Isso significa que, desde que seja controlado, seu uso é sustentável por não alterar a macrocomposição da atmosfera terrestre

A  Energia das mares   ou maremotriz – é o aproveitamento da subida e da descida das marés para produção de energia elétrica. Funciona de forma relativamente semelhante a de uma barragem comum. Além das barragens, são construídas eclusas e diques que permitem a entrada e a saída de água durante as cheias e as baixas das marés, propiciando a movimentação das turbinas.  

Energia nuclear  também chamada de energia atômica –, a produção de eletricidade ocorre por intermédio do aquecimento da água, que se transforma em vapor e ativa os geradores. Nas usinas nucleares, o calor é gerado em reatores a partir da fissão nuclear do urânio-235, um material altamente radioativo.

Embora as usinas nucleares sejam menos poluentes do que outras estações semelhantes, como as termoelétricas, são alvo de muitas polêmicas, pois o vazamento do lixo nuclear produzido e a ocorrência de acidentes podem gerar graves impactos e muitas mortes. No entanto, com a emergência da questão sobre o aquecimento global, seu uso vem sendo reconsiderado por muitos países.

Energia geotérmica, ou energia geotermal, é a energia obtida a partir do calor proveniente do interior da Terra. O calor da Terra existe numa parte por baixo da superfície do planeta, " a energia calorífera gerada a menos de 64 quilômetros da superfície terrestre, em uma camada de rochas, chamada magma, que chega a atingir até 6.000°C."

                                        Energia  solar 
                                            Energia  Eólica 
                                           energia  geotérmica 
                                        Energia hídrica 
                                         Energia nuclear 

                                          

        

  Referencias  bibliográfica   

 Adas melhem   Expedições geográfica  Editora  moderna    São paulo  2018

Adas sérgio    Expedições  geográfica   Editora   moderna   São paulo  2018 

Moreira  joão Carlos   Geografia  Geral e do Brasil  Editora  Scipione  São Paulo 2016

Sene Estaquio de sé    Geografia Geral e do Brasil Editora Atica  São Paulo  2016  

Ameilda lucia  Marina Alves  Fronteiras da globalização  Editora Atica São Paulo     

Rigolin Tercio Barbosa  fronteiras da  globalização   Referencias  bibliográfica   

 

 

 

Chegada da família real no Brasil

  As relações entre Brasil e Europa no século XIX Chegada da família real no Brasil  Diversos fatores contri...