Recursos naturais são elementos encontrados na natureza que podem ser aproveitados economicamente.
As jazidas minerais, as bacias petrolíferas, as florestas, o solo e os rios são recursos naturais.
As sociedades humanas sempre dependeram desses recursos, que são extraídos transformados ou não, e usados para múltiplas finalidades. Após a Revolução industrial, a exploração dos recursos da natureza
Os recursos naturais inesgotáveis ou permanentes em grande escala, não se esgotam.
A energia solar e o vento são exemplos desses recursos.
Os recursos naturais renováveis são os que, se usados de forma adequada, podem ser repostos pela natureza ou pela ação humana, como as florestas, os animais, o solo e a água.
Os recursos naturais não renováveis os recursos naturais não renováveis a mineração que é extraída do solo ferro, petróleo,
Energia do carvão . Essa energia surgiu no século no período da revolução industrial o século XIX, tornou-se a principal fonte de energia. A queima do material fornecia o vapor que fazia funcionar as máquinas usadas nas primeiras indústrias.
Eólica Utilizada através dos recursos do ventos através de uma hélice os recursos do ventos iluminam uma cidade o Brasil possui em algumas localidades
Solar é utilizadas em diversos países principalmente no Brasil a energia solar está sendo aproveitadas em alguns lares dependendo da intensidade de sol o aquecedor aquece uma casa durante 3 dias seguidos .
Hídrica esse recurso é capitado de águas que é represado em barragens ou represas as turbinas giram e produz a eletricidade a maioria da energia gerada no Brasil vem dos recursos hídricos .
Biomassa ou termoelétrica A utilização da biomassa consiste na queima de substâncias de origem orgânica para produção de energia. Ocorre por meio da combustão de materiais como lenha, bagaço de cana e outros resíduos agrícolas, restos florestais e até excrementos de animais. É considerada uma fonte de energia renovável, porque o dióxido de carbono produzido durante a queima é utilizado pela própria vegetação na realização da fotossíntese. Isso significa que, desde que seja controlado, seu uso é sustentável por não alterar a macrocomposição da atmosfera terrestre
A Energia das mares ou maremotriz – é o aproveitamento da subida e da descida das marés para produção de energia elétrica. Funciona de forma relativamente semelhante a de uma barragem comum. Além das barragens, são construídas eclusas e diques que permitem a entrada e a saída de água durante as cheias e as baixas das marés, propiciando a movimentação das turbinas.
Energia nuclear também chamada de energia atômica –, a produção de eletricidade ocorre por intermédio do aquecimento da água, que se transforma em vapor e ativa os geradores. Nas usinas nucleares, o calor é gerado em reatores a partir da fissão nuclear do urânio-235, um material altamente radioativo.
Embora as usinas nucleares sejam menos poluentes do que outras estações semelhantes, como as termoelétricas, são alvo de muitas polêmicas, pois o vazamento do lixo nuclear produzido e a ocorrência de acidentes podem gerar graves impactos e muitas mortes. No entanto, com a emergência da questão sobre o aquecimento global, seu uso vem sendo reconsiderado por muitos países.
Energia geotérmica, ou energia geotermal, é a energia obtida a partir do calor proveniente do interior da Terra. O calor da Terra existe numa parte por baixo da superfície do planeta, " a energia calorífera gerada a menos de 64 quilômetros da superfície terrestre, em uma camada de rochas, chamada magma, que chega a atingir até 6.000°C."
Energia solarEnergia Eólica
energia geotérmica
Energia hídrica
Energia nuclear
Adas melhem Expedições geográfica Editora moderna São paulo 2018
Adas sérgio Expedições geográfica Editora moderna São paulo 2018
Moreira joão Carlos Geografia Geral e do Brasil Editora Scipione São Paulo 2016
Sene Estaquio de sé Geografia Geral e do Brasil Editora Atica São Paulo 2016
Ameilda lucia Marina Alves Fronteiras da globalização Editora Atica São Paulo
Rigolin Tercio Barbosa fronteiras da globalização Referencias bibliográfica
Nenhum comentário:
Postar um comentário