sexta-feira, 2 de setembro de 2022

Climas e tempo do planeta

 

Os climas do planeta  terra está associado desde a formação  do  planeta  as mudanças que a terra sofreu no  período

geológico os fatores astronômicos estão associados aos movimentos do planeta  à inclinação de seu eixo. 

São eles que provocam as mudanças nos elementos  do clima segundo as estações do ano e a duração dos dias e das noites .

A formação  geológica   os  relevos  do planeta ajudaram   a definir  os climas  as altas e  baixas  ,medias latitudes   foi primordial  na existência dos climas   exemplo  regiões de media e alta  latitudes  as  temperaturas são menores   e frias   exemplo Europa ,Rússia ,Canadá  ,Estados Unidos , Parte da Ásia  .

As regiões de baixa latitudes  essas localidades a  temperatura é quente podemos citar o exemplo  a  maior parte do Brasil  alguns  países  sul Americanos  exemplo colômbia , Peru , Equador  a maior  parte do continente africano  com  exceção  das regiões  norte e sul  as  temperaturas menos  quente .

O continente asiático com a exceção  da   região sul  as  temperaturas são elevadas  .

clima é o comportamento e a dinâmica das condições da atmosfera em um dado local, composto por um conjunto de condições meteorológicas que se sucedem e repetem-se ciclicamente ao longo de alguns meses ou anos

Tempo é a duração dos fatos, é o que determina os momentos, os períodos, as épocas, as horas, os dias, as semanas, os séculos,  exemplo chuva , sol tempo  nublado , neve  . 

Divisões  do tempo

Massas de ar  são grandes volumes horizontais de ar características homogêneas  adquirem as características de temperaturas  e umidade das áreas onde se originam. As que se formam nas proximidades das Zonas Polares e Temperadas são frias e provocam a queda da temperatura nas direções para as quais se deslocam .

As que se originam nas Zonas Tropicais provocam aumento da temperatura nos locais por onde se movimentam. 

Quando se originam nos oceanos, as massas de ar são úmidas e provocam chuvas  já as massas de ar citar  exemplo na américa  do sul  se originadas em áreas secas, ou podem ser úmidas por influência do tipo de vegetação presente no local de sua formação, como é o caso da massa de  r que se origina na região da floresta Amazônica.

Frente fria  é formada quando uma massa de ar frio avança, fazendo o ar quente recuar. A massa fria é mais densa, por isso ocupa a região mais próxima à superfície, fazendo com que o ar quente suba.   

Frente quente  se forma quando o ar quente avança sobre o ar frio Este recua para altitudes mais baixas, já que é mais pesado, enquanto o ar quente, mais leve, ascende por uma espécie de “rampa” deixada pelo ar frio.

Umidade A presença da água na atmosfera e sua distribuição interferem diretamente nas condições do tempo e na caracterização do clima de cada região. A variação da umidade pode é considerada, para uma análise de umidade de um clima, correr em função da latitude, da altitude e da atuação das massas de ar e das correntes marinhas

Chuvas consistem em toda precipitação líquida que ocorre a partir do contato de uma nuvem saturada de vapor de água com uma camada de ar frio, podendo ser classificadas em três tipos básicos:

Convectiva: origina-se do deslocamento vertical do ar, em dias quentes, que se condensa ao entrar em contato com ar mais frio das camadas superiores da atmosfera. São chuvas de grande intensidade e pequena duração, restritas a áreas pequenas São de maior torrencial idade, rápidas e quase sempre acompanhadas de manifestações atmosféricas, como raios e trovões.

"Divisão dos  climas  

Zonas Polares – Situadas entre os Polos e os círculos polares,( apresentam temperaturas negativas (geralmente inferiores a 10 ºC) 

Zonas Temperadas – Situadas entre os círculos polares e os trópicos, apresentam temperaturas médias moderadas.

Equatorial: possui, em geral, as maiores médias térmicas anuais do planeta, devido à intensidade de insolação que as baixas latitudes recebem.  uma pequena amplitude térmica diária e anual.Caracteriza-se por intensas precipitações de chuvas e pela ausência de estação seca media  temperatura  26º a 35º  graus   o   medias  de chuvas  2000º a  2500º  por  ano

Tropical:  diferencia-se do equatorial pela alternância entre uma estação chuvosa e outra seca. As chuvas concentram-se no verão. Inverno  seco media  temperatura  20  º  a  30º  esse clima abrange a maior parte do Brasil  media  de chuvas  1500.   Por ano  .

Desértico   Caracteriza-se pela carência de chuvas menos de 250 mm/ano). Em geral, localizam-se em entre  -10º  a noite  durante o podia  pode chegar  50º graus 

semiárido  Distingue-se pelas baixas precipitações  entre  250  a  500 mm por  ano pequena nordeste   do Brasil  o nordeste temperatura  média  25º  a  33º graus 

Temperado   As  estações  do ano  são  bem definidas  media  temperatura  -3º a 18º graus  no verão  pode chegar  32º graus  esse clima abrange parte dos Estados Unidos e da Europa .

polar   encontrado nas altas latitudes do Hemisfério Norte, nas bordas árticas do Norte, na Groenlândia e na Eurásia. No hemisfério sul predomina na Antártida  . a média  temperatura no verão pode chegar -10º graus  no  inverno  -40º graus  .

Mediterrâneo: é considerado uma variante do clima temperado e caracteriza-se por verões quentes e invernos secos  países predomina este clima  Itália , parte da Austrália  .

Subtropical: Este clima está  entre as  Zonas Temperada e Tropical,  apresenta temperaturas altas no verão e inverno  ameno  media  do ambiente  0º  no inverno  verão  pode  chegar a 40º  este clima abrange  sul  do Brasil , Argentina , Paraguai, Uruguai   sul  dos Estados Unidos  medias  de chuva 1500º  a  1800º.

      

                            Climas  do  planeta  terra                                                                            

                                      Massas de  quente  
                                                           
                                                Frente fria
                                              Massas de ar polar  

                                                   Referencias  bibliográfica   

 Adas melhem      Expedições geográfica  Editora  moderna    São paulo  2018

Adas sérgio        Expedições  geográfica   Editora   moderna   São paulo  2018 

Moreira  joão Carlos   Geografia  Geral e do Brasil  Editora  Scipione  São Paulo 2016

Sene Estaquio de sé    Geografia Geral e do Brasil Editora Atica  São Paulo  2016  

Ameilda lucia  Marina Alves  Fronteiras da globalização  Editora Atica São Paulo     

Rigolin Tercio Barbosa  fronteiras da  globalização   Referencias  bibliográfica   


   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Chegada da família real no Brasil

  As relações entre Brasil e Europa no século XIX Chegada da família real no Brasil  Diversos fatores contri...