O período Republicano no Brasil iniciou em 1889 com o declínio da monarquia e o começo da chamada República Velha. O marco inicial desse período foi a posse do Marechal Deodoro da Fonseca, como primeiro presidente Republicano da história do Brasil. O período foi marcado por crise econômica, pouca participação popular e insatisfação por parte da maioria dessa população, especialmente os mais pobres. O apoio veio pela maioria elitista, que via no novo governo um meio de recuperar parte das perdas que teve com a abolição da escravidão. Saiba mais na primeira reportagem da série sobre a história da República no Brasil.
O segundo período da República no Brasil começou com a tomada do poder por Getúlio Vargas, em 1930. No ano de 1937, Getúlio instala a ditadura no país, que se estende até 1945. O período é marcado por muita violência e repressão. Foi criado o Departamento de Imprensa e Propaganda, que era encarregado de censurar as emissoras de rádio e jornais. A Era Vargas também foi marcada pelo avanço da industrialização do país e pelo estabelecimento da Consolidação das Leis do Trabalho somente para as pessoas do meio urbano.
A República Populista ou Terceira República do Brasil teve início em 1945, com o estabelecimento do Regime de Democracia Liberal, logo após a queda de Getúlio Vargas. O ano foi marcado pela criação dos partidos políticos e pela liberdade de imprensa. Em 1950 Vargas é eleito e governa até 1954, quando se suicidou. A Terceira República foi marcada pela grande participação eleitoral da população. O voto passou a ser secreto e regulamentado pela Justiça Eleitoral. Em 1956, assume a presidência Juscelino Kubitschek, com o Plano de Metas e o slogan “50 anos em cinco”, que inclui a implantação da Capital Federal em Brasília. A Terceira República teve fim com o golpe militar que aconteceu em primeiro de abril de 1964. Saiba mais na terceira reportagem de Maria Ferreira, da série sobre a história da República no Brasil.
A Ditadura Militar no Brasil compreendeu o período de 1964 a 1985. Foram 21 anos de um governo autoritário e opressor. Do ponto de vista econômico, o milagre, logo nos primeiros anos. Do ponto de vista humanitário, torturas, mortes e repressão. Saiba mais na quarta reportagem desta série sobre a história da República no Brasil.
O quinto período da República no Brasil é conhecido como Nova República, e teve início em 1985, quando o vice-presidente eleito José Sarney assumiu a presidência do Brasil, após a morte do cabeça de chapa, Tancredo Neves. A nova República estabeleceu as eleições diretas em todos os níveis e tornou a legalizar os partidos políticos. Houve também o fim da censura e garantiu-se o direito de greve, e de liberdade sindical, além dos direitos trabalhistas, que foram aumentados. Saiba mais na quinta e última reportagem da série sobre a história da República no Brasil.Adas melhem Expedições geográfica Editora moderna São paulo 2018
Adas sérgio Expedições geográfica Editora moderna São paulo 2018
Moreira joão Carlos Geografia Geral e do Brasil Editora Scipione São Paulo 2016
Sene Estaquio de sé Geografia Geral e do Brasil Editora Atica São Paulo 2016
Ameilda lucia Marina Alves Fronteiras da globalização Editora Atica São Paulo
Rigolin Tercio Barbosa fronteiras da globalização Referencias bibliográfica
Nenhum comentário:
Postar um comentário